Mulher Inteligente


Mulher Inteligente - de Lenise Resende

Inúmeras vezes, escutei alguém dizer: -" Você é muito inteligente para uma dona de casa!" Então, passei a maior parte da vida, exercendo a profissão certa pra mim - dona de casa.
É preciso inteligência para saber:
- que a roupa clara deve ser lavada separada da escura,
- que roupas atoalhadas devem ser lavadas em separado,
- como lavar tecidos delicados,
- como lavar roupas que largam tinta,
- como tirar manchas das roupas,
- como colocar roupas de molho,
- que há diferenças entre tipos e marcas de sabão,
- que há diferenças entre os alvejantes e os amaciantes,
- que a quantidade de sabão em pó na máquina de lavar precisa ser dosada,
- como torcer roupas lavadas,
- que a roupa lavada precisa ser bem colocada no varal ,
- que a roupa retirada do varal deve ser guardada dobrada ou em cabide (camisas),
- que lavar e passar roupa parece simples mas, não é... se considerarmos que nossas roupas precisam ter durabilidade, estar limpas, bem passadas e se possível, cheirosas.

.
Uma pessoa que cozinhou durante vinte anos sem gostar, dificilmente fará uma boa comida. Até para fritar um ovo, é preciso gostar. Se eu pegar a frigideira resmungando e o óleo me lamentando, quando quebrar o ovo, vai ser com mão de pugilista pronto a desferir um golpe fatal no adversário.

.
Tudo será diferente, se calmamente eu escolher a frigideira, dosar a quantidade de óleo, deixando o vasilhame por perto (para o caso de ser novamente necessário), quebrar os ovos em um prato fundo com cuidado (há sempre a possibilidade de haver um ovo estragado). E, depois, colocá-los na frigideira lentamente, para que se espalhem por igual no óleo. O fogo médio os deixará no ponto ideal para serem salgados, com bem dosadas pitadas de sal. Quando estiverem prontos, deixo-os escorregar da frigideira para uma travessa. E, ao usar o bom humor e a paciência, serei duplamente recompensada, ao comer um prato saboroso, sem estar preocupada com a hora de lavar a frigideira.

.
Ainda bem que essa profissão nunca me deixará desempregada - os filhos crescem e nascem os netos... E, quem quiser, pode guardar a receita acima no caderno de receitas - chama-se: "ovo frito amoroso" ou, se preferir, "amorovo".
.
Lenise Resende

Comentários

Anônimo disse…
Minha querida,brilhante o texto!
Tudo o que li...é tal e qual.
Fiz uma postagem sobre a semana da Mulher.Se calhar ñ vai gostar.Mas é
o q. sinto.
Beijoo.
isa.
Nao sei se fazer estes servicos de casa se precisa inteligência, a meu ver se precisa administracao. Saber administrar o tempo que temos e nao desperdicá-lo.

Mas gostei do texto.

Um abracao
Perfeito..Definitivamente ainda tenho muito que aprender.

Bjos de luz e uma semana iluminada pra vc, pra nós, pra o mundo!!
Ser dona de casa, mãe e esposa são as funções mais difíceis de se exercer, pois lutamos para acertar a vida toda e quase nunca temos nosso esforço reconhecido.

Luz e paz pra ti. Adorei o texto.

Bjo.
Anônimo disse…
Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!
Unknown disse…
Adoro isso! A quebra de paradigmas sem explicação lógica. A idéia da inferioridade da mulher que sabe ser a "dona da casa" sempre me perturbou, acredito que quando executamos qualquer tipo de trabalho com eficiência e eficácia, isso obviamente nos torna qualificados, e não inferiores. Foi um enorme prazer ler seu texto, espero ler mais.
William Y. Takemoto

Postagens mais visitadas deste blog

Borboletas (Mário Quintana)

Troca-se pintinho por garrafa...rs

Quem não tem colírio...