Pular para o conteúdo principal

A Questão do Ciúme...

Você é meu, Você é minha.

.
Na verbalização, acho romântico, carinhoso, quase uma homenagem.
Mas na hora de levar para a prática, é desastre na certa.
Como viver sem poder conversar com alguém do sexo oposto e sem poder exercer sua liberdade de ir para onde quiser?
Como conviver com a falta de humor e ter que dar explicação a cada cinco minutos de atraso? De amor isso não tem nada. Mas os casais seguem decorando os mesmos textos e perpetuando este teatro, porque nãos e trata apenas de possessão, e sim de algo muito mais necessário e inflamável: Sexo.
.
O medo de perder seu amor, o pânico de ser passado pa trás, o desespero de repartir o ue é seu com outra pessoa, tudo isso gera uma ansiedade que corrói as relações, mas também excita. Já flagrei pessoas que não são tão ciumentas assim, mas fazendo todo o mise-en-scène para ganhar um fim de noite animado. É quando a briga serve de afrodisíaco.
.
Devo também já ter feito alguma ceninha de ciúme para ser recompensada com um beijo demorado, mas isso se faz nos inícios de namoro. São testes de poder, frescuras românticas. Depois enche. E fica perigoso.
Você passa a depender deste tipo de recurso para confirmar o nível de interesse do outro, e aí pode perder o timing: perpetuar uma situação que antes era sexy, mas que agora é apenas indigesta. O tempo passa, a gente amadurece e chega uma hora em que não achamos mais graça em ser vigiados, controlados.
O ciúme até pode permanecer entre o casal, mas é preciso que seja administrado em silêncio ou, no máximo, manifestado como um tempero alegre e inofensivo. Já não cabe drama.
.
Pode reparar. Casais cujo erotismo dependia de uma performance de tirania acabaram virando, com o tempo, habitués do inferno. Transam, ainda. Mas perderam toda a capacidade de se divertir fora da cama.
.
Texto de Martha Medeiros

Comentários

Isa disse…
Frases que nos levam até um sentimento de posse...
Um certo ciúme faz parte do Amor.
O desvairado ciúme é doença!
Beijoo.
isa.
Ciúmes só se for moderado.

Tem selinho la pra vc.

beijooo.
Ernani Netto disse…
Ciúmes existe, faz parte da relação, mas não pode ser doentio...

Muito bom o texto!

Bjaum
€ster disse…
Oi querida!

Seus blogs já estão confirmados na lista da Blogagem Coletiva,

abraços e seja bem vinda!
ellen disse…
Olá!
Ciúme é saudável qb, levado ao exagero torna-se doentio. Normalmente só é ciumento quem se sente inseguro. Nem precisa ter uma relação, pode ser com um amigo, um colega, um irmão, etc.
Interessante este seu tema :)

Beijinho
Olavo disse…
Ciúmes..péssimo..
digo pq sou ciumento ate mesmo possessivo..e acabo só arrumando relacionamentos onde ele impera com força..
Beijos
Fernanda! disse…
Sabe o q leva ao ciume, e a insegurança nos relacionamentos? é o tal do rotulo..Meu namorado, meu marido, meu, meu...

As pessoas deveriam ter fidelidade aos sentimentos, não a um compromisso.

Desapego sempre!

Amor é liberdade...Hoje amo com liberdade e está perfeito!

Quero deixar claro q liberdade é diferente de libertinagem, sacou?


Bjos!!!
Dalva disse…
Martha é sábia! Sempre acertando em cheio e mexendo com a nossa sensibilidade. Parabéns pelo post!

Beijos!
Joyce disse…
eu sou ciumenta! :)

e sempre aviso antes! hahahhaa

bjos
vida cotidiana disse…
Cíume, demostra, eu quero você para mim, você é importante. Isso claro, quando o ciúme é controlado. Demais vira doença, sufoca.bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Borboletas (Mário Quintana)

Borboletas
(Mário Quintana)

Quando depositamos muita confiança ou expectativas em uma pessoa, o risco de se decepcionar é grande.
As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as dela.
Temos que nos bastar... nos bastar sempre, e quando procuramos estar com alguém, temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos, porque queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém.
As pessoas não se precisam, elas se completam... não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida.
Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com a outra pessoa, você precisa em primeiro lugar, não precisar dela. Percebe também que aquela pessoa que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente, não é o homem ou a mulher de sua vida.
Você aprende a gostar de você, a cuidar de você, e principalmente a gostar de quem gosta de você.
O segredo é n…

Há para Todas as coisas, um Tempo determinado por Deus.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: . Há Tempo de nascer, e tempo de morrer; Tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou: . Tempo de matar, e tempo de curar: Tempo de derribar, e tempo de edificar: . Tempo de chorar, e tempo de rir: Tempo de prantear, e tempo de saltar: . Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras: Tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar: . Tempo de busca, e tempo de perder: Tempo de guardar, e tempo de deitar fora: . Tempo de rasgar, e tempo de coser: Tempo de estar calado, e tempo de falar: . Tempo de amar, e tempo de aborrecer: Tempo de guerra, e tempo de Paz. . Eclesiastes 3:1-8
Fotografia de Carol Silveiro http://www.flickr.com/photos/carolsilvestre/2943859815/

Troca-se pintinho por garrafa...rs

Retrospectivasdeinfância... . Era uma vez... Um carroceiro que passava gritando na rua: _ Trocam-se pintinhos por garrafa !!!! _Panela velha, ferro velho e garrafão. _Um garrafão vale 1 pintinho !!! . Quando ouvíamos isso, saíamos correndo gritando: _Mãe !!!! Me dá uma panela velha, um garrafão pra trocar pelo pintinho !!! Saíam as crianças todas da rua, cheias de panela, garrafas e ferro-velho para trocar pelos lindos pintinhos coloridos, de todas as cores e todos piando ao mesmo tempo, pra felicidade geral da criançada. . Eo carroceiro, muito malandramente, pegava uma quantidade que valeria no mínimo !!! uns 4 pintinhos, e na troca, só nos davam 1 ou no máximo 2 pintinhos. Mas, como éramos crianças, e não entendíamos de economia, um peso e duas medidas ou coisa do gênero.... Saíamos felizes da vida, uns com menos pintinhos, outros com uma caixa de papelão cheias deles, pra enlouquecerem as mamães. rsrs E as mães em pânico !!!! _Onde vamos botar tantos pintos ????? . Arrumávamos uma gaiola de passar…