Mário Quintana - Querido Poeta.


“A amizade é um amor que nunca morre.”

“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver ... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil !”

“A poesia não se entrega a quem a define.”

“DA FELICIDADE

Quantas vezes a gente,em busca da ventura,Procede tal e qual o avozinho infeliz:Em vão,por toda parte,os óculos procuraTendo-os na ponta do nariz!”

“DA OBSERVAÇÃO

Não te irrites, por mais que te fizerem...Estuda, a frio, o coração alheio.Farás, assim, do mal que eles te querem,Teu mais amável e sutil recreio...”

“DAS UTOPIASS

e as coisas são inatingíveis... ora!Não é motivo para não querê-las...Que tristes os caminhos, se não foraA presença distante das estrelas!”

“DO AMOROSO ESQUECIMENTO

Eu, agora - que desfecho!Já nem penso mais em ti...Mas será que nunca deixoDe lembrar que te esqueci?”

“DOS MILAGRESO

milagre não é dar vida ao corpo extinto,Ou luz ao cego, ou eloqüência ao mudo...Nem mudar água pura em vinho tinto...Milagre é acreditarem nisso tudo!”

“Esquece todos os poemas que fizeste. Que cada poema seja o número um.”

“O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.”

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.”

“Sempre me senti isolado nessas reuniões sociais: o excesso de gente impede de ver as pessoas...”

“Só a poesia possui as coisas vivas. O resto é necropsia.”

“Sonhar é acordar-se para dentro.”

“Tão bom morrer de amor e continuar vivendo.”

“SIMULTANEIDADE

- Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo! Eu creio em Deus! Deus é um absurdo! Eu vou me matar! Eu quero viver!- Você é louco?- Não, sou poeta.”

“Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente ... e não a gente a ele!”

“Às vezes a gente pensa que está dizendo bobagens e está fazendo poesia.”

Não faças da tua vida um rascunho.Poderás não ter tempo de passá-la a limpo.

Mário Quintana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Borboletas (Mário Quintana)

Troca-se pintinho por garrafa...rs

Quem não tem colírio...